Lenço, cachecol e echarpe...

Lenço, cachecol e echarpe: amarre-se nos acessórios que dão charme aos looks


"Um pedaço de pano" que pode transformar o look, seja com um toque fashion, alegre ou sofisticado. Aquecê-la nesta época em que as manhãs e noites costumam ser mais frias. Prático, pode voltar à bolsa -- guardado ou amarrado --quando esquenta. Coringa na mala de viagem. Esses são apenas alguns dos motivos que fazem valer a pena incluir os lenços, cachecóis e echarpes no seu guarda-roupa.  
Não faltam fãs que se amarram nesses acessórios, mas deixam de usar por conta de dúvidas. Descubra a diferença entre os lenços, cachecóis e echarpes e como tirar proveito desses acessórios que têm o poder de dar aquela levantada no visual num passe de mágica. Sem enrolação.    


Em geral os lenços se caracterizam pelo formato quadrado e por serem feitos de tecidos mais leves, como algodão, seda e cetim. Enquanto os modelos de algodão deixam a produção mais despojada, os de tecidos mais nobres, como a seda, emprestam um toque de requinte ao look. A escolha da estampa pode ajudar a ressaltar o estilo do look:  há as mais clássicas, como póas (bolinhas); aquelas que deixam o look mais fashion, como animal print (estampa animal) e as que deixam o look mais descolado, como as étnicas. Versátil, o lenço pode ser usado de diferentes formas: amarrado no pescoço, fazendo as vezes de cinto, no cabelo --e, se esquentar, pode ser amarrado à bolsa. Na internet você encontra vários tutoriais de como amarrar os lenços, mas não precisa inventar muito: passar pelo pescoço, dar a volta e amarrar na frente, a exemplo de como fizeram Lucy Hale e Jessica Alba, ou colocar por dentro dos casacos como Leighton Meester, sempre dá certo. E não tem segredo!    
Toque final: cuidado para não cobrir o pescoço inteiro. O ideal é sempre deixar uma folga e mais da metade do pescoço aparente para que o visual fique mais alongado. Para quem tem o pescoço curto ou está acima do peso, a dica é amarrar mais embaixo, deixando um pedaço do colo à mostra. Fica mais bonito e elegante.  


Ele é feito de tricô ou crochê e tem a forma de uma faixa, geralmente, retangular e comprida. É mais indicado para dias frios. O jeito mais clássico de usá-lo é esse modo de enrolar no pescoço e dar um único nó na frente, a exemplo de Leighton Meester.  Mas os cachecóis ficam lindos também enrolados no pescoço com ambas pontas para frente, como usou Blake Lively ou ainda fazendo as vezes de gola, como no look de Jessica Alba. Pode ser usado sobre blusas com gola alta e até sobre casacos --afinal, além de dar charme, a função principal do cachecol é proteger do frio. 
Toque final: Como o tecido dos cachecóis são mais grossos e encorpados, evite modelos muito compridos, que se tornam volumosos ao amarrar. Além disso, cachecóis mais volumosos são menos práticos já que, se esquenta, são difíceis de serem guardados na bolsa.


É um pedaço de tecido retangular e comprido, normalmente leve, feito de seda, cetim, crepe, musseline ou algodão. Podem ser usadas enroladas ao pescoço e com ambas as pontas para frente, a exemplo de Olivia Palermo, com um único traspasse como fez Kate Holmes ou enroladas de maneira menos formal e "mais bagunçada", como Blake Lively. Atenção apenas ao excesso de volume na parte de cima do colo, que costuma desfavorecer mulheres que tem muito busto ou gordinhas. Na dúvida opte pelos modelos menos volumosos (mais fáceis também de amarrar) e deixe um pedaço do pescoço à mostra, dica que funciona para todos os biotipos.
Toque final: Se a ideia é um visual mais fashion pode apostar na mistura de estampas. O segredo é sempre a harmonia entre elas, o que você pode conseguir coordenando as cores. Colares alongados podem ser usados sob echarpes mais leves e finas. Experimente, teste e veja se o visual ficou equilibrado — do contrário, siga a dica de Coco Chanel de tirar um dos acessórios antes de sair.

Por  | Tá Na Moda – qui, 17 de abr de 2014 13:05 BRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário